10 de setembro de 2010

A República de Platão e a republica de Serra


Na sabatina de Serra na UOL de hoje 10/09, segundo comentários de Merval Pereira na rádio CBN, Serra deixa explícito seu conceito do que seja o Estado brasileiro.
Para Serra há dois tipos de cidadãos, os comuns que podem ter sua privacidade fiscal invadida, isto seria apenas um crime funcional, e os "especiais" como sua família, isto seria um crime político que afeta a democracia, não apenas direitos individuais.

Ao menos formalmente, num Estado Republicano Democrático de Direito, não existe a possibilidade de nenhum cidadão ter um status diferenciado ou privilegiado, nem mesmo o líder máximo de um Estado Republicano, o Presidente da República, tem privilégios que o diferenciem de qualquer cidadão.
A sociedade brasileira deve ficar preocupada com um candidato que ainda não ganhou a eleição e faz uma declaração dessas publicamente.
Se,na condição de candidato, já quer que sua família tenha privilégios monárquicos ou de castas, poderemos imaginar o que pleitearia para os seus se fosse eleito presidente da República.
Recomendaria ao candidato Serra que aproveitasse os conhecimentos milenares do guru indiano de sua campanha para fazer um pouco de meditação e relaxamento, pois ele anda visivelmente estressado, o que prejudica seu racicíonio e, com mais serenidade, que lesse "A República" de Platão para ajudá-lo a clarear seus conceitos políticos.

Ouça o comentário de hoje de Merval Pereira na CBN. em:
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/merval-pereira/MERVAL-PEREIRA.htm

Seja o primeiro a comentar!