21 de setembro de 2010

Metrô de SP volta a causar transtorno à população

Uma pequena mostra da eficiência da gestão do PSDB em São Paulo.
É isto que o Serra quer levar para o Brasil se for eleito presidente da República.
É a continuidade dessa administração fracassada que os paulistas terão elegendo Geraldo Alckimin.
Vamos dar um NÃO ao PSDB em São Paulo e no Brasil!



Metrô de SP volta a causar transtorno à população
Passageiros relatam pânico, tumulto e desconforto. Versão inicial do Metrô foi desmentida por usuário

Reproduzido da:
Rede Brasil Atual



Passageiros abandonam trem depois de novo problema no metrô de SP (Foto: Reprodução TV)
São Paulo - O corte de energia na Linha 3-Vermelha do metrô da capital, iniciado por volta das 8h30 da manhã desta terça (21) provocou a paralisação parcial dos serviços e chegou a saturar o sistema de transporte público da cidade. A circulação foi restabelecida por volta das 10h30.
Segundo a versão inicial dada pelo Metrô, o acionamento do botão de emergência de uma das composições, entre as estações Sé e Pedro II, quando seguia sentido Palmeiras/Barra Funda, teria causado a interrupção do tráfego e o corte de energia elétrica. A versão, porém, não confere com os testemunhos de usuários que estavam nos trens no momento do incidente (leia abaixo)
Os trens ficaram parados entre as estações com as portas fechadas e sem circulação de ar, já que não havia energia. Alguns passageiros começaram a passar mal, o que levou parte dos usuários a quebrar os vidros dos trens para poderem sair, ao mesmo tempo em que permitiu-se a entrada de ar.
Algumas estações foram fechadas, caso da Tatuapé, além da Sé e Pedro II. Não houve depredações de estações, mas a procura por meios alternativos para se locomover provocou o a lotação de ônibus e vans.
Tumulto, pânico e desconforto
O relato de Luis Fernando de Vasconcelos, que pretendia desembarcar na estação da Sé para se dirigir ao trabalho, na R. São Bento, indica que a origem do problema pode ter sido diferente da versão original divulgada pelo Metrô.
Segundo o passageiro, o botão de emergência só foi acionado porque a situação dentro dos vagões ficou insustentável, depois de mais de 15 minutos de parada, com portas fechadas e trem lotado.
"Ele (o condutor) ficava repetindo que o trem estava parado para aguardar 'a movimentação do trem à frente' (procedimento padrão do Metrô), mas ninguém aguentava mais ficar lá dentro. Então o pessoal quebrou (a proteção) e apertou (o botão) da emergência, pra falar (com o condutor) e pedir para abrir as portas."
"Não posso abrir as portas, por favor retornem aos seus lugares", teria sido a resposta, o que provocou o início do tumulto. "Ninguém conseguia nem se mexer, como é que ia voltar aos seus lugares? Foi aí que o pessoal se revoltou e começou a quebrar os vidros, para conseguir respirar. Aí as portas foram abertas", conta Luis.
A assessoria de imprensa do Metrô respondeu que a versão do passageiro será investigada e as circunstâncias que provocaram um novo problema para a população de São Paulo, serão apuradas e devidamente divulgadas.
Outros usuários relataram a situação de desconforto vivida durante a locomoção até o local de trabalho. "Na Sé está um empurra-empurra. Parece o dia em que teve enchente em São Paulo. O sistema (de transporte coletivo) é muito ruim. Não sei o que esse Expansão São Paulo traz de melhor para a população", protestou Priscila Badaró, assistente de fotografia, que teve que andar a pé entre as estações Sé e Santa Cecília para mais um dia de trabalho.
Alternativas
Ainda segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o Paese - esquema de emergência que coloca mais ônibus nas ruas - foi imediatamente acionado, mas a SPTrans afimou à Rede Brasil Atual que, até as 9h45 ainda não havia recebido a solicitação e as filas nos pontos era muito grande.
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, apesar dos problemas na linhas 3-Vermelha do Metrô, os trens que fazem a integração gratuita com o metrô continuam funcionando normalmente. A paralisação da Linha 3 provocou reflexos nos outros ramais do Metrô, caso das linhas 1-Azul e 2-Verde.
Com colaboração de Elisângela Cordeiro

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