16 de agosto de 2010

No ar: Mais uma das trapalhadas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo


Temos denunciado neste blog a sucessão de trapalhadas da Secretaria de Educação de São Paulo.
Foi uma maior que a outra, releia aqui, aqui, aqui e aqui.
Na semana passada comentamos a notícia veiculada na imprensa paulista sobre um projeto "inovador" da SEE que promete pagar R$50,00 para que alunos que não tiveram bom desempenho na aprendizagem de matemática frequentassem aulas de reforço.
Voce pode rever este post, aqui.

Fica claro que mais uma vez a única preocupação do PSDB é chegar ao poder na presidência da república e manter o poder no governo do estado de São Paulo, lançando atabalhoadamente "projetos" e mais "projetos" para manter-se na mídia e tentar tirar dividendos eleitorais desses projetos.
No final de semana passado, alguém com um pouco mais de juízo deve ter chamado à responsabilidade o todo poderoso secretário de educação de São Paulo, o mega empresário da educação sr. Paulo Renato Souza para que freasse a loucura coletiva que tomou conta desta secretaria.
Claro que as reações contrárias a esse escândalo, pagar proprina a estudantes para que frequentem aulas de recuperação, também coloaborou para que o sr. secretário de educação, o consultor de editoras estrangeiras que estão dominando o mercado editorial brasileiro e ex ministro de educação do governo Fernando Henrique Cardoso, voltasse atrás na idéia estúpida de implantar esse mini curso de lei de Gerson aos alunos das escolas públicas paulistas.
Seria cômico se não fosse trágico, a explicação que o mega empresário da educação, deu hoje em entrevista à rádio CBN para tentar explicar a suspensão de um projeto "inovador" que envelheceu mesmo antes de nascer.
Fica cada vez mais claro para a população o porquê de a educação pública do estado mais rico da Federação ter o pior desempenho do Brasil.
Não é obra do acaso, não é culpa dos abnegados professores da rede pública paulista, não é culpa dos pobres e perdidos alunos das escolas públicas.
É incompetência, estupidez, ambição desmedida pelo poder e total desrespeito pela sorte de milhares de estudantes pobres que frequentam as escolas públicas de São Paulo.
Gostariamos de perguntar ao mega empresário e secretário de educação de São Paulo várias coisa que nos intrigaram na sua fala:
1- A SEE está testando hipóteses, segundo palavras do secretário.
Ou seja os alunos das escolas públicas estão servindo de cobais?
2- Não seria mais digno dar um salário justo aos professores e ajudá-los com capacitações para que esses professores dessem essa "monitoria" aos alunos com déficit de aprendizagem?
3-Ele afirma que alunos do ensino médio com bom desempenho dariam aulas,como monitores, aos alunos com desempenho ruim. Mas os índices das avalizações externas, SARESP/ Prova Brasil, mostrou que os alunos de ensino médio tiveram um péssimo desdempenho em matemática. Como vão ensinar se nem mesmo eles aprenderam?

Finalmente, o secretário mega empresário da educação, afirma que falaram tanta bobagem sobre esse projeto que o melhor seria suspende-lo por enquanto.

Deixo o áudio da entrevista pata que o leitor possa constatar mais uma trapalhada da Secretaria Estadual de São Paulo.
Tirem suas próprias conclusões.

1 comentário

VERA

Avelina,
Parabéns pela notícia! Acho que essa decisão prova o poder da blogosfera, que dentonou esses tunganos vagabundos. Obrigada!