28 de agosto de 2010

Este vídeo é um chute no meio do gol.

do blog do Nassif

A guerra que decidiu as eleições



Por jorbacdc, no Youtube


Este vídeo traça uma cronologia da crise mundial (2008-2009) sob a ótica da imprensa brasileira e da oposição ao governo Lula, do PT.

Com pouco mais de 9 minutos de duração, o vídeo traz também uma resposta aos que não entendem como o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) conseguiu quebrar o Brasil três vezes, a despeito de ter liquidado quase todas as estatais lucrativas.

Pois, ao que parece, os "economistas PhDs" do PSDB não conseguem enxergar além das "receitas importadas" dos seus gurus neoliberais internacionais. E no meio do "efeito manada", o economista (?) José Serra disparou a dar entrevistas em que apontava os "graves erros" que a equipe econômica do governo Lula estava cometendo para tentar superar a crise, pois "ia na contramão" das medidas adotadas pelas grande potências mundiais que, segundo Serra, "eram as únicas soluções possíveis".

E o vídeo aponta as "medidas" e as contradições de José Serra ante a crise quando ele ainda era governador do Estado mais rico da Federação.

Ao economista (?) José Serra (e a todos os demais "especialistas" da direita conservadora do Brasil) parece faltar a ousadia, a sensibilidade e a criatividade mostradas pelo governo do PT para superar as falhas graves, como a crise financeira mundial e a desigualdade social de um grande país que, definitivamente, não deve ficar importando "receitas de bolo" estrangeiras para superar as dificuldades internas.

O vídeo mostra também de que forma a grande imprensa brasileira (que se popularizou na blogosfera como "PIG") exerceu um papel totalmente antipatriótico. Pois que, no furor para destruir a imagem de Lula, "importou' a crise e trouxe graves consequências ao Brasil, onde a crise poderia ter batido de forma mais suave se não fosse o alarmismo dos empresários que, pelos noticiários da imprensa, resolveram erroneamente demitir funcionários.

Em tempo: a imprensa brasileira foi a única do mundo (daqueles países que não tinham nada a ver com a crise) que expôs com destaque e sensacionalismo a crise econômica mundial. A abordagem alarmista foi ainda pior do que aquela mostrada pela imprensa norte-americana ou europeia.



1 comentário

Diniz Lima

Se ou Fato ?

É muito comum ouvirmos nos discursos da oposição ao governo Lula que "se" não fosse a herança da "boa administração" de FHC-PSDB, Lula não teria obtido sucesso econômico. É "fato" ?
1 - Quando questionados que o governo tucano quebrou o país, tendo que 2 vezes ir pedir socorro ao FMI, que nos impôs, para conceder crédito, uma política de recessão (corte de investimentos, desviando o dinheiro para pagar altos juros aos especuladores financeiros), ouvimos dos tucanos: "O FHC não deu sorte. "Se" não tivesse acontecido tantas crises internacionais ..." . É "fato" ? Serviu de desculpa - para o desemprego, a estaganação social, e o aumento da dívida pública - a crise de "potências" como Turquia, Tailandia e México.

2 - Diante do sucesso econômico do governo Lula nos seus primeiros 5 anos, a oposição decretou: "Lula deu sorte, "se" tivesse que enfrentar alguma crise internacional..." . É "fato" ?

3 - No final de 2008, Lula enfrentou a maior crise econômica do mundo desde 1929, uma crise global cujo epicentro foi os Estados Unidos e a União Européia. Em pleno ano da crise, 2009, o Brasil gerou 1,7 milhões de empregos, promoveu forte ascenção social, e o tsunami que a oposição previa se transformou na marolinha que Lula vaticinou.

4 - Mas a soberba e consequente falta de auto-crítica não impediu a maledicência da oposição e de seus lacaios na imprensa golpista: "O Brasil cresceu, mas bem abaixo de China e India. "Se" o país fosse melhor administrado..." É "fato" ?

5 - As projeções indicam que o PIB do Brasil crescerá 7 % este ano. E, o que é muito melhor, com um tsunami de distribuição de renda e de ascenção social, quesitos em que a India e a China crescem como marolinhas se comparados ao Brasil.

6 - Nunca faltarão os "se"s, eterna desculpa dos azarados e dos incompetentes, daqueles que torcem contra, dos que se valem de factóides e não de "fatos". Mas nas urnas eles levarão a merecida surra dos "fatos", dos que presenciam cada vez mais um Brasil mais justo e soberano. É "fato" que Dilma será eleita a primeira mulher Presidente do Brasil.

Diniz Lima