31 de julho de 2010

Ibope: na margem de erro, Dilma leva no primeiro turno






Eu não confio na pesquisa Ibope, e isto é um fato. Assim como o Datafolha, o IBOPE também mexe nos resultados para não desanimar os apoiadores do Serra e provocar uma debandada da candidatura tucana, só que o pessoal do IBOPE é mais cuidadoso que o Datafolha e não extrapola nas mexidas. Essa é a minha opinião.

Em meados de Junho, o IBOPE já tinha apontado, assim como na pesquisa divulgada hoje, vantagem de cinco pontos em favor de Dilma (40 x 35) e dez dias depois voltou atrás e se solidarizou com a Folha, apontando empate (37 x 37).

Essas oscilações acima das margens de erro são uma constante nas pesquisas Ibope desde o ano passado e ao contrário dos institutos Sensus e Vox Populi que apontam trajetórias constantes de crescimento das intenções de voto de Dilma e de estagnação com viés de queda para Serra, o IBOPE vem mostrando seguidas inversões de tendências. O histórico mostra que Sensus e Vox têm apontado tendências que depois são confirmadas pelos demais, e mesmo que em um primeiro momento haja discrepância nos resultados, depois eles acabam confirmando os resultados desses dois institutos.

Na época, enquanto todos comemoravam a vantagem de cinco pontos pró-Dilma no Ibope, eu demonstrava a minha desconfiança no post “Não se enganem! IBOPE não presta, diferença deve ser ainda maior”. Agora eu reafirmo o que disse, se o IBOPE diz que é cinco, a diferença deve estar nos oito pontos que o Vox Populi apontou pró-Dilma, se não for ainda maior.

Em todo caso, supondo que os números do IBOPE, que tanto oscilam, estejam corretos dessa vez, podemos ver que ainda assim a situação está gravíssima para José Serra, com grandes possibilidades da eleição ser resolvida ainda no primeiro turno, e para constatar esse detalhe basta consultar os resultados da pesquisa estimulada com os nove candidatos a presidência da república, onde apenas os três candidatos mais conhecidos foram lembrados:

Resultados Pesquisa IBOPE para Presidente da República estimulada (9 candidatos)

Dilma Roussef – 39%

José Serra – 34%

Marina Silva – 7%

Outros – 0%

Dilma 39% x Demais candidatos 41%, uma diferença de 2% que está dentro da margem de erro, ou seja, a opção de vitória de Dilma no primeiro turno passou de possível para bastante provável. No caso de Dilma conquistar uma maior parcela dos 12% que ainda estão indecisos – o que estatisticamente é a hipótese mais favorável – a vitória no primeiro turno passará a ser uma realidade e as próximas pesquisas devem confirmar essa possibilidade.

Com os resultados divulgados pelo IBOPE, o instituto Datafolha fica isolado e o Vox Populi sai fortalecido. Na outra ocasião, o Sensus tinha saído mais forte de episódio semelhante de queda de braço com o Datafolha, que além de consagrar os outros institutos, conseguiu perder a credibilidade até por parte dos aliados dos beneficiados de suas manipulações estatísticas.

Se o Datafolha ainda intenciona continuar a fazer pesquisas – além daquelas feitas a pedido de seus próprios patrões – vai ter que dar um cavalo de pau bem “bandeiroso” nos seus resultados para se aproximar dos demais, afinal nem com suas ajudas o Serra consegue mais evitar que os aliados se bandeiem para o lado da Dilma, ou prefiram fazer campanha apenas para si mesmos, sem ter que carregar a cruz de apoiar alguém marcado para perder.
do blog do Len

Seja o primeiro a comentar!