18 de junho de 2010

SINOPSES DOS JORNAIS DE HOJE .18.06.2010

18 de junho de 2010

O Globo




Manchete: TSE bane destas eleições todos os já condenados


Decisão inclui condenações anteriores à sanção da Lei da Ficha Limpa

Em resolução histórica, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a Lei da Ficha Limpa valerá para todos os candidatos condenados por crimes graves em órgãos colegiados - mesmo que a condenação seja anterior à sanção da lei, em 4 de junho. Com isso, todos os condenados ficam banidos das eleições. O resultado foi 6 a 1, e só Marco Aurélio Mello votou contra. O relator, ministro Arnaldo Versiani, enfatizou que a lei alcança processos em tramitação, já julgados ou sobre os quais cabe recurso. Para o TSE, o direito eleitoral deve proteger a moralidade. (págs. 1 e 3)

Foto-legenda: Juízo


Depois dos reajustes a aposentados e servidores da Câmara, Lula pôs fim à temporada de aumentos: "Estou com juízo perfeito para não permitir que haja sandice", afirmou, após feira de agricultura. (págs. 1 e 12)

Como PT, PSDB afronta lei e faz programa com Serra (págs. 1 e 11)




PF golpeia conexão do tráfico de armas


Em operação cercada de sigilo e sem avisar as autoridades estaduais, a Polícia Federal desarticulou ontem a conexão do tráfico de armas que unia as duas maiores facções de RJ e SP. A ação foi um golpe no fornecimento de uma média de 15 fuzis por mês, drogas e munição do Paraguai para Rio, baixada Fluminense, Região Serrana e São Paulo. (Págs. 1 e 16)

Mais de 10% dos homens gays têm Aids


Pesquisa do Ministério da Saúde mostra incidência preocupante do vírus HIV entre homossexuais masculinos: na faixa etária com mais de 18 anos, 10,5% são portadores do vírus. Na população brasileira, 0,8% dos homens de 15 a 49 anos estão infectados. (Págs. 1 e 14)

Brasil desiste de retaliar os EUA agora


Apesar do sinal verde da organização Mundial do Comércio (OMC) para aplicar sanções contra os EUA, por causa de subsídios ao algodão, o Brasil vai esperar até 2012. A retaliação atingiria remédios e até filmes. (Págs. 1 e 23)

Publicidade cresce 25% com Copa (pág. 1 e Economia, pág. 27)




------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo




Manchete: Sem Morumbi na Copa, SP muda plano do metrô


Chefe de comitê do Mundial vê risco de ‘maracutaia’ em arena de Pirituba

A decisão da Confederação Brasileira de Futebol de excluir o estádio do Morumbi da Copa de 2014 mudou o plano do governo do Estado para o metrô paulistano.

A linha entre o aeroporto de Congonhas e o Morumbi terá novo cronograma. Passa a ser prioridade o trecho da zona norte ao centro, que passa por Pirituba e pela Pompeia, onde o Palmeiras reforma o seu estádio, opções para sede no Mundial. (págs. 1, C1 e E2)

CBF sempre quis arena em Pirituba, diz Juca Kfouri. (págs. 1 e D26)

SP não tem estádio que se preze, afirma Barbara Gancia (Pág. C2)

Na África, Teixeira só se ocupa com a Copa do Brasil (Pág. D2)

Ficha Limpa vale para condenações antigas


O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que a Lei da Ficha Limpa vale para todo político que tiver sido condenado por colegiado (mais de um juiz) mesmo que a punição tenha ocorrido antes de sua entrada em vigor, no dia 4 de julho deste ano.

Nesses casos, os políticos não poderão se candidatar.

O TSE já decidira que a regra valeria para o pleito deste ano. Para ministros, ela seria inócua se abrangesse apenas novas condenações.

A lei ameaça os planos de ao menos três ex-governadores que foram cassados, Jackson Lago (MA), Marcelo Miranda (TO) e Cássio Cunha Lima (PB). (págs. 1 e A8)

Israel atenua seu bloqueio à faixa de Gaza (págs. 1 e A14)




Antibiótico vai ter controle na venda a partir de setembro


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária inicia hoje o processo para tornar a venda de antibióticos controlada no país, informa Cláudia Collucci. A nova regra, com registro obrigatório dos dados da receita médica, vai passar a valer a partir de setembro. (págs. 1 e C7)




Boa notícia


Conselho quer ampliar estímulo a acordo judicial. (págs. 1 e A11)

PSDB dedica a “Zé” Serra todo o seu programa (págs. 1 e A4)




Editoriais


Leia "Jogada suspeita", sobre o veto ao Morumbi na Copa de 2014; e
"Presos monitorados", acerca do controle à distância de detentos e acusados. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo



Manchete: Poluição por ozônio toma quase todo o Estado de SP


Apenas Marília e Presidente Prudente não têm ar saturado;na capital, o fenômeno é generalizado.

Dados da Cetesb mostram que, das 32 áreas do Estado de São Paulo avaliadas entre 2007 e 2009, apenas duas - Marília e Presidente Prudente - ainda não têm ar saturado por ozônio. Na região metropolitana, dez de 14 estados de monitoramento tiveram classificação da poluição como "severa", e as demais, como "séria". As áreas do Ibirapuera e da USP estão entre as mais problemáticas. A alta concentração de ozônio provoca tosse seca e cansaço, além de elevar o risco de morte de pessoas com doenças respiratórias.
O poluente danifica o material genético e isso pode provocar tumor no pulmão. Diante desse quatro, São Paulo será a primeira cidade do mundo a adotar limites para a poluição do ar recomendados pela organização Mundial de Saúde. A determinação virá ainda neste ano por meio de decreto e valerá em todo o Estado, começando pela capital. O padrão deve motivar novas exigências para a concessão de licença ambiental a empresas e medidas mais extremas - como ampliação do rodízio de veículos. (Págs. 1 e Cidades C1)

Serra promete ampliar Bolsa-Família


Em tom coloquial, o PSDB usou seu horário eleitoral na TV para apresentar seu candidato à Presidência, José Serra. Destacando que Serra é um "governante testado", o programa fez um apanhado da trajetória do tucano desde seu nascimento, numa "casinha" na Mooca. Serra defendeu o Bolsa-Família e disse que ele deve ser "ampliado e fortalecido". (Págs. 1 e Nacional A4)

Israel cede e alivia à Faixa de Gaza


O governo israelense cedeu às pressões internacionais e levantou restrições à entrada de alimentos e suprimentos básicos em Gaza. A passagem de material de construção para projetos civis também foi autorizada, desde que sob supervisão internacional. (Págs. 1 e Internacional A14)

Foto legenda: Sem memorial


Local do acidente com avião da TAM há três anos virou banheiro e depósito de lixo e entulho. Área abrigaria memorial. (Págs. 1 e Cidades C3)

Professora amordaça aluno de 5 anos


Uma professora de uma escola de Brasília foi presa depois de amarrar a amordaçar um aluno de 5 anos, hiperativo, para lhe dar um
"corretivo". A cena foi testemunhada por uma funcionária, que denunciou o caso. A família não aceitou as desculpas da professora e exigiu providências legais. (Págs. 1 e Vida A18)

Petróleo vaza há meio século na Nigéria (Págs. 1 e Vida A22)




Brasil adia retaliação aos EUA até 2012 (Págs. 1 e Economia B8)




Notas & Informações


Poderia ter sido pior

Os racialistas desistiram de várias demandas para aprovar o Estatuto da Igualdade Racial. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil




Manchete: Brasil estende a mão aos EUA


Depois de um período de atrito diplomático em torno da crise com o Irã, o Brasil estendeu a mão aos EUA e decidiu não aplicar a retaliação autorizada pela OMC pela vitória na questão dos subsídios ao algodão. As sobretaxas a cem produtos americanos no mercado brasileiro vão ficar na prateleira até 2012, quando Washington votará uma nova lei. Pesou na decisão, também, o desinteresse do setor privado nacional em comprar a briga. (pág. 1 e Economia, pág. A18)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense



Manchete: Lula fecha o cofre após farra de reajuste


“Este ano, acabou a discussão sobre aumento”, disse o presidente, que garantiu apenas o pagamento dos acordos firmados em 2008. Lula defende negociações salariais somente a partir de 2011 e pede responsabilidade aos candidatos ao Planalto. Horas depois do discurso de austeridade, o Senado aprovou o aumento de 18% aos servidores da Casa a partir julho. O projeto é de iniciativa do Executivo. Para compensar a gastança, o governo vai tirar recursos de emendas parlamentares e adiar homologações e convocações de concursos. (págs. 1 e 4)

Ficha Limpa


Nova regra proíbe candidatura de todo político condenado na Justiça, decidem ministros do TSE. Por seis votos a um, maioria seguiu o relator. (págs. 1 e 2)

Rosso recua, é candidato e racha o PMDB


O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, partiu para o confronto aberto com Tadeu Filippelli na definição do PMDB nas eleições. Ele submeteu à executiva do partido a candidatura ao Buriti, com Ivelise Longhi como vice. Convenção regional decidirá amanhã se aprova chapa puro-sangue ou aliança com PT. (págs. 1, 21 e 22)

Gim põe a mão na diretoria do BRB (págs. 1 e 23)




------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico



Manchete: Concorrência entre cartões já diminui custos do varejo


A exclusividade no setor de cartões só acaba em 12 de julho, mas a concorrência entre as operadoras do setor já está na rua. De um lado, Cielo e Redecard - que até agora fazem o credenciamento de lojistas e a captura de transações para Visa e Mastercard, respectivamente - tentam defender sua base de clientes. De outro, o novo participante do setor, o Santander, junto com a processadora GetNet, procura ganhar o seu quinhão. O resultado desse novo equilíbrio de forças é que o lojista finalmente começa a dar as cartas. A briga tem se dado na ponta mais sensível para o caixa do varejo: no aluguel das maquininhas que recebem o cartão (POS) e na taxa cobrada para captura de operações de débito e crédito. Há relatos de custos caindo à metade com aluguel e entre 10% e 20% no valor descontado por transação.

A TDB Téxtil, dona da Tip Top, viu na entrada de um novo competidor a oportunidade para barganhar melhores condições para as lojas da marca. Depois de conseguir redução tanto com a Redecard quanto com a Cielo, acabou fechando com o Santander/Get­Net. "De certa forma, eles pedem exclusividade e a única exigência é ter conta de pessoa jurídica no Santander. O que não será um problema, porque o pacote é vantajoso", conta a gerente de franquias, Daniela Venâncio. O valor do aluguel do terminal, que chegava a R$ 98,00 por unidade nas outras credenciadoras, agora vai custar R$ 69,00 na linha discada e R$ 88,00 na banda larga. Nas taxas pagas pela loja à credenciadora por transação, a maior economia será nas vendas parceladas, cujo custo vai cair de 4% para operações em até seis vezes, com a Cielo para 3,2%. (págs. 1 e C8)

Controle da Paranapanema está à venda


Previ, BNDESPar e Petros, os maiores acionistas da Paranapanema, estão dispostos a vender o controle da companhia. Não há um acordo de acionistas que estabeleça um grupo de controle formal na empresa, mas a intenção seria vender as participações em bloco para conseguir um valor mais alto. As fundações e o BNDES contrataram o banco Itaú BBA para procurar interessados na empresa, agora saneada financeiramente. O Valor apurou que os fundos de pensão consideram que a participação na Paranapanema não é estratégica como a na Vale, por exemplo. Os principais acionistas são todos financeiros. Até agora, não foram iniciadas negociações com interessados. A Previ é a maior acionista com 24% do capital, seguida pelo braço de participações do BNDES, com 17%, e Petros, com 12%. (págs. 1 e B7)

Cemig e Ultra usam crédito rural


Uma operação de crédito rural fechada nesta semana pelo Banco do Brasil chamou a atenção pelo tomador incomum - R$ 600 milhões foram para a Cemig Distribuição. Os juros acertados ficaram em 96% do CDI, com pagamento em três anos. Os recursos foram destinados à empresa porque o banco precisa cumprir as determinações do programa de empréstimos rurais a partir da captação da caderneta de poupança e nos últimos meses da safra o interesse por parte dos produtores rurais diminui. A Cemig se enquadra na linha de crédito rural porque fornece energia para esse setor. O Grupo Ultra também obteve R$ 900 milhões para sua controlada Ipiranga, que planta parte da cana usada para produzir o etanol que distribui. (págs. 1 e C1)

Foto-legenda: Espigões no Planalto


Povoada por espigões cada vez mais altos, Águas Claras se destaca na árida e plana paisagem do Distrito Federal a apenas 20 quilômetros de Brasília. É o novo Eldorado da construção imobiliária brasileira e de empresas como a Brookfield, do diretor Luiz Rogélio Tolosa. (págs. 1 e B8)

Portal do Planejamento traz críticas ao governo


Em portal na internet, o Ministério do Planejamento apresenta, pela primeira vez, avaliações críticas das diversas políticas públicas em execução pelo governo federal. O documento diz que a política de reforma agrária do governo Lula não alterou a estrutura fundiária do país, afirma que a produção de biodiesel não será economicamente viável e contesta a proposta de reconstrução de uma indústria nacional de defesa voltada para o mercado interno. O portal levou um ano e meio para ser desenvolvido e tem cerca de três mil páginas, abordando 53 temas. (págs. 1 e A12)

Desiludidos, deputados desistem da reeleição


Desencantados com a inoperância do Congresso e a falta de ética da vida parlamentar, os deputados Fernando Coruja (PPS-SC), Roberto Magalhães (DEM-PE), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) não têm a intenção de reeleger-se. Arnaldo Madeira (PSDB­-SP) talvez tome a mesma decisão.

Pinheiro resume o que fazem os parlamentares: "São despachantes" - de interesses nem um pouco públicos. Paulo Delgado (PT-MG) é outro desesperançado, mas espera ter um novo mandato. Ele se considera um "desiludido utópico". (pág. 1 e Eu& Fim de Semana)

Motorola vai se cindir em duas e aporta capital na deficitária divisão de celulares (págs. 1 e B2)




Marketing de guerrilha consegue driblar a Fifa na África do Sul (págs. 1 e B9)




Mudança na matriz energética


A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estima que, em 2019, fontes alternativas de energia, como usinas eólicas e movi­das a bagaço de cana, deverão respon­der por 23% da demanda nacional. (págs. 1 e A3)



IFC na construção popular


A International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para o se­tor privado, une-se à Brookfield para criar uma construtora voltada à baixa renda, com atuação no programa Mi­nha Casa Minha Vida. (págs. 1 e B1)


Symantec mira governos


A Symantec, especializada em sistemas de segurança, quer reforçar as vendas para governos no Brasil. Segundo a consultaria ITData, os gastos oficiais com TI devem chegar a R$ 8,5 bilhões neste ano. (págs. 1 e B3)



Dedon no Brasil


Uma das marcas de móveis para exteriores mais importantes do mundo, a Dedon, cria­da pelo ex-goleiro do Bayern de Munique Bobby Dekeyser, abre loja exclusiva em São Paulo, a primeira da América do Sul. (págs. 1 e B5)


Americanos cobiçam terras no país


A South American Soy LL, formada por produtores de soja do Meio-Oeste americano, prepara captação de US$ 1 bilhão para aquisição de terras no Brasil. A em­presa já tem 1,5 mil hectares no país. (págs. 1 e B11)



Expansão da moagem


O Moinho Cruzeiro do Sul, controlado pela Predileto Alimentos, investe R$ 70 milhões para aumentar sua capacidade de moagem para 1 milhão de toneladas em 2011, equivalente a 10% do consumo brasileiro. (págs. 1 e B12)

Menos investidores na bolsa


Apesar dos recordes de volume negociado no home broker, o número de investidores teve pequena queda neste ano. Os valores são "inflados" por grandes operações. (págs. 1 e D1)



Ideias: Claudia Safatle


Após mais de uma década, sistema de metas não foi capaz de trazer a inflação do Brasil a patamares internacionais. (págs. 1 e A2)



Ideias: Naercio Menezes Filho


Os programas de não repetência nas primeiras séries diminuem a evasão escolar e a desigualdade. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas




Manchete: Político com ficha suja está proibido de disputar eleição


Em decisão histórica, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabou com qualquer dúvida: quem tiver sido condenado por um colegiado da Justiça (mais de um juiz) não pode concorrer a mandatos políticos, mesmo que a condenação tenha ocorrido antes de 7 de junho, data em que a Lei Ficha Limpa foi publicada. A posição do TSE foi firmada por 6 votos a 1. O único a votar contra foi o ministro Marco Aurélio Mello. Para ele, uma lei nova não poderia reger eventos cometidos no passado. A regra vale já no pleito de outubro. (Págs. 1 e 3)

Feto sem cérebro: Justiça autoriza a interrupção de gravidez de risco


TJ de Minas acatou recurso de casal, negado na 1ª instância. A gestação está na 19ª semana. Cirurgia de retirada do feto deve ocorrer esta semana. (Págs. 1 e 21)

Meio Ambiente: Projeto libera desmatamento no Norte de MG


Aprovada em segundo turno na Assembleia, proposta retira a mata seca da área de preservação da mata atlântica, ameaçando o que resta do bioma. (Págs. 1 e 19)

Indústria: Forte alta do PIB mineiro pega fábricas desprevenidas


Empresas que reduziram produção no período de crise correm para dar conta do número de pedidos. (Pág. 1 e 12)

Economia: Gasto público impede o BC de diminuir juros (Págs. 1 e 11)




Aliança PMDB-PT: Cresce pressão de petistas para Patrus ser vice (Págs. 1 e 6)




ONU: Chávez persegue críticos


Relator das Nações Unidas sobre liberdade de imprensa pede suspensão da ordem de prisão contra dono de TV oposicionista. (Págs. 1 e 17)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Três irmãs mortas


Deslizamento de barreira provocado pela chuva de ontem matou as meninas, de 3, 9 e 12 anos na Linha do Tiro. Na foto, o corpo de uma delas é resgatado. Em Dois Unidos, homem morreu e bebê soterrado continuava desaparecido até a 0h30. (Pág. 1)

Ficha limpa (Pág. 1)




Óleo no mar (Pág. 1)





------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora




Manchete: Ficha Limpa vale para condenações antigas


TSE esclarece que nesta eleição serão barrados também políticos condenados em tribunais de segunda instância antes da sanção da lei, de junho. (Págs. 1 e 12)


Punição a prazo: Detrans reagem à possibilidade de parcelar multas


Proposta aprovada no Senado é considerada um estímulo a infratores. (Págs. 1, 4 e 5)

Menos tensão: Israel atenua o bloqueio à Faixa de Gaza


Medida facilita acesso a bens de uso civil e ajuda humanitária. (Págs. 1 e 29)

Mais um projeto: Estado estuda nova ponte sobre o Guaíba


Travessia entre a zona sul da Capital e Barra do Ribeiro integra rodoanel estimado em US$ 350 milhões, ainda sem verba. (Pág. 1)

Como está a opção federal. (Pág. 1 e 30)

Capital se prepara: Obra para aliviar a rodoviária prevê viaduto


Prefeitura espera financiamento da Caixa, a ser assinado em julho. (Págs. 1 e 43)

------------------------------------------------------------------------------------
Clipping da Radiobrás.

Seja o primeiro a comentar!