9 de junho de 2010

A menina do vestidinho azul e o circulo virtuoso



Adoro uma história infantil, que diz o seguinte:

Uma menina ia para a escola sempre triste, com a roupinha suja, cabelos despenteados e cabeça baixa, pois sentia muita vergonha de sua condição perante os coleguinhas.
Um dia, a professora resolveu interferir para melhorar a auto-estima da menina.
Arranjou um vestidinho azul, que havia sido de sua irmãzinha mais nova, e levou para a garota. Pediu para a menina que o vestisse no banheiro da escola.
A menina o vestiu.
A professora, então, penteou a garota e percebeu que ela tinha um lindo rosto e um sorriso encantador. Ela foi para casa, de cabecinha erguida, mostrando aos coleginhas e a quem passava pelas ruas que ela era bonita e que tinha um sorriso lindo.
Quando estava chegando perto de sua casa, o pai que estava sentado na calçada, a olhou ao longe e pensou:
- Que menina linda vem vindo ali! Será que mora nesta rua feia e pobre? Acho que não, pois é muito bonita e bem vestida para morar nesta rua tão feia...
Espantou-se ao ver que era sua filha.
No dia seguinte, procurou algumas latas de tinta que tinha no porão da casa e deu uma melhorada na fachada da casa pois, pensou ele, minha menina tão linda merece viver num lugar mais bonito.
Os seus vizinhos, que também não se preocupavam em melhorar o visual de suas casas, ao ver a casa do vizinho ficar tão bonita e com pouco custo, resolveram imitá-lo.
Aos poucos, cada um dos vizinhos, incentivado pelos outros, iam melhorando as aparências de suas casas.
Todos os moradores daquela rua, antes feia e tristonha, começaram a se preocupar com a limpeza das suas calçadas, com a coleta do lixo e até plantaram árvores frutíferas nas calçadas, transformando a outrora rua tristonha na mais alegre e bela daquele bairro.
Os moradores da rua feia andavam agora pelo bairro de cabeça erguida e cheios de orgulho ao dar seu endereço a quem o pedisse.
A notícia correu pela cidade e a imprensa foi fazer uma matéria sobre a transformação que havia ocorrido naquela rua. Queriam saber quem era o responsável por aquela transformação, quanto havia sido investido na melhoria, quem era o líder daquela rua etc.
O pai da menina do vestidinho azul olhou para a sua filha e respondeu aos repórteres:
- Os responsáveis pela melhoria da nossa rua fomos todos nós, moradores. Mas a incentivadora dessas melhorias foi aquela menininha de vestidinho azul.


Hoje, lendo as notícias sobre o PIB brasileiro, sobre o aumento do número de empregos e principalmente o artigo do Ricardo Kotcho lembrei-me dessa historinha.
O Brasil foi durante muitos anos essa rua feia e tristonha da historinha. Seu povo se sentia como a menininha feia e cabisbaixa, com vergonha de dizer que era brasileiro.
O governo do presidente Lula fez muito pelo Brasil e pelo mais pobres deste país, tudo mensurável pelo IPEA, pelo IBGE e outros orgãos de pesquisa.
Há, porém, um dado incentivado pelas conquistas deste governo que não dá para mensurar em nehuma pesquisa: a auto-estima do povo brasileiro.
Temos conciência de que ainda temos que avançar ainda mais, mas já vislumbramos em nosso país um circulo virtuoso.
Nós somos hoje esta linda meninha do vestidinho azul: mostramos nosso sorriso exuberante e andamos de cabeça erguida.

Seja o primeiro a comentar!