12 de abril de 2010

O valor simbólico da candidatura Dilma para as mulheres


Quando vi esta foto de Dilma Rousseff, no lançamento de seu twitter, me emocionei como mulher.
Estamos acostumadas a ver mulheres de 20, fazendo propaganda enganosa de cremes anti-rugas para mulheres de 50 ou mais.
Propagandas enganosas que nos fazem correr para as perfumarias para comprar os cremes anunciados, ou nos fazem sentir infelizes pelas nossas rugas de expressão e de marcas que a vida nos deixou.
A candidatura, e vitória, de Dilma Rousseff à presidência da República, terá uma função simbólica importantíssima para todas as mulheres brasileiras.
Dilma nessa é foto é a mulher real de mais de 50 anos, que de uma forma ou outra, participou da vida política do país, casou, descasou, teve filhos, já tem netos, trabalhou muito em casa para criar seus filhos e na rua para prover-lhes o sustento.
Não tem o corpo curvilíneo da modelo que foi mestre de cerimônia do lançamento da pré candidatura de Serra, tem o corpo real de uma mulher batalhadora que sofreu nas mãos de torturadores durante a ditadura militar, de corpos de mulheres reais que sofreram as agruras da vida, dando à luz seus filhos, engordando e emagrecendo conforme a ditadura da beleza vigente lhes impos.
Ao ver que uma mulher real, como nós mulheres brasileiras, tem todos os méritos e competências para ser a presidente da república do nosso país, nos sentimos orgulhosas de nossa condição de mulher, temos nossas auto-estimas elevadas, nos enxergamos no rosto sereno da mulher Dilma Rousseff.
O presidente Lula, teve essa função simbólica para todos os trabalhadores brasileiros, que se viam no rosto do Lula presidente e ao se verem elevaram suas estimas pessoais.
A candidatura, e vitória, de Dilma à presidência da República terá essa função simbólica de elevar a auto-estima da mulher brasileira, que verá em nossa futura presidente a face de todas as mulheres reais e não aquelas que só existem nas páginas de revistas e nas novelas da TV.

Dilma declarou em sua pagina no Twitter, estou aprendendo a usar esta ferramenta com todos voces.
Nós mulheres estamos aprendendo com Dilma que nós podemos muito e que queremos mais!

Seja o primeiro a comentar!