17 de março de 2010

SINOPSES DOS JORNAIS DE HOJE 17/03/2010

Folha de S. Paulo




Manchete: Enem não preenche vagas nas faculdades


Expectativa é que pelo menos sete instituições tenham vagas ociosas

Ao menos sete universidades que selecionaram calouros pelo Enem não preencheram todas as vagas. A expectativa é que 6.000 vagas não tenham sido preenchidas - pouco mais de 10% do total. O Ministério da Educação divulga balanço hoje.

A ociosidade é mais um problema do sistema implementado no fim do ano passado pelo governo Lula.

Houve vazamento da prova, divulgação de gabaritos errados e cancelamento do exame do meio do ano.

No domingo passado, estudantes apareceram na internet como aprovados, mas, depois, foram para lista de espera. Segundo o ministério, isso ocorreu porque alguns alunos conseguiram, judicialmente, a inclusão como aprovados. (págs. 1 e C1)

Foto legenda: Paz distante


Agentes israelenses detêm palestino suspeito de atirar pedras em confronto em Jerusalém Oriental; o chanceler Celso Amorim criticou novos assentamentos judaicos na região e, no Museu do Holocausto, Lula fez defesa dos direitos humanos (págs. 1, A10 e A11)

Por infidelidade partidária, TRE cassa mandato de Arruda no DF


Por 4 votos a 3, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal cassou o mandato do governador afastado do DF, José Roberto Arruda (sem partido), preso há mais de um mês sob a acusação de obstruir investigações de corrupção no seu governo.

Para o TRE, o governador afastado deixou o DEM sem justa causa, e a lei eleitoral diz que o mandato é do partido. Cabe recurso. (págs. 1 e A4)

Sadia diz que suas operações com câmbio são todas regulares


A Sadia disse em nota que as operações bancárias vinculadas a exportações que realizou são todas regulares e foram registradas nos sistemas de controle do Banco Central. Ontem, a Folha revelou que a Polícia Federal investiga a empresa por suspeita de fraude cambial.

Segundo a nota da Sadia, o foco da investigação da PF eram as operações feitas por uma corretora (págs. 1 e B1)

Ruy Castro: Emenda fará Rio ser tungado em R$ 7,3 bi (págs. 1 e A2)




Mundo: Anistia Internacional critica posição do Brasil sobre Cuba (págs. 1 e A12)





Editoriais


Leia "Pressão americana", sobre política cambial chinesa; e "A favor dos passageiros", acerca de regras da Anac. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Seja o primeiro a comentar!