24 de março de 2010

"O Futebol alegria do Santos" e a MIlitância alegre do PT.


Ao ler o artigo do blog do Ricardo Kotscho, sobre o time atual do Santos, eu que não entendo muito de futebol, fiz uma regressão aos tempos do início do PT.
É inegável que assistir a uma partida de futebol do Santos, contagia até quem não gosta ou não entende muito de regras de futebol.
Os Meninos da Vila, jogam com alegria e descontração passam uma idéia, para nós leigos no assunto, de que estão se divertindo muito e fazendo o que gostam mais.
Há trinta anos, uma militância do PT, muito jovem em sua grande maioria, fazia política com tanto amor e descontração, que contagiava todos os que viam aquele bando de jovens barbudos e de meninas com vestimentas despojadas e sorrisos iluminados.
Ninguém ganhava nada para fazer campanha, ao contrário, pagava de seu próprio bolso o material de divulgação e racionava-se os "santinhos" distribuídos nos dias de eleição:
A ordem era: "Não dar santinho dos candidatos sem argumentar, sem convencer o eleitor."
Viviamos o período pré eleitoral, fazendo festas para arrecadar fundos, discutindo com as bases do partido nas associações de bairro, nos gremios estudantis, nos salões das paróquias, nas fábricas e entre familiares e amigos.
Lembro de uma frase de minha mãe que, como toda pragmática imigrante não via muita praticidade em nossas ações:
- Mas o que voces ganham com esa trabalheira toda?
Mas nós sabiamos o que queriamos ganhar com toda aquela trabalheira que leváva-mos.
E, apesar de alguns terem se desiludido e perdido pelo caminho, ganhamos muito com aquela trabalheira toda.
Mas voltando aos Meninos da Vila Belmiro, diz um amigo meu, que é entendido em futebol, que essa irreverência dos meninos do Santos não ganha campeonato.
Voltando à minha regressão, fico inclinada a concordar com ele.
O PT jovem, teve que se "profissionalizar", e como diz o ditado, "uivar como os lobos" para ser competitivo e ganhar duas eleições presidenciais. Aquela alegria e irreverência dos garotos barbudos e das meninas lindas de sorrisos iluminados foi ficando pelo caminho.
Não faz muito tempo que nos encontramos em um bar de São Paulo e um companheiro da antiga safra de petistas, o Milton Roberto fez um depoimento emocionante:
"Precisamos resgatar a verdadeira militância, percorrer as periferias, ouvir o clamor dos que não tem acesso à informação rápida da web, fortalecer os Diretórios zonais".
Vimos nessa fala do companheiro um pedido de socorro de quem vive na periferia e conhece o dia a dia desse povo.
Estamos às vésperas das eleições presidenciais. Os intitutos de pesquisa estão declarando, precocemente a meu ver, uma vitória de Dilma Rousseff já no primeiro turno.
Não sei não, mas fico com uma pulguinha atrás da orelha e lembrei do jogo Santos e Palmeiras, que os meninos da Vila confiantes, pelos elogios que receberam da imprensa depois de golear o Ituano, foram vencidos pelo "burocratismo" futebolístico do Palmeiras.
Será que os "Meninos da Vila" Serão Eficientes nos resultados resgatando o futebol espetáculo que tanto agrada aos torcedores?
Será que seremos Capazes de resgatar uma militância aguerrida e feliz de outrora e continuar goleando a oposição?
É um baita desafio, político e esportivo!

2 comentários

Carlos Bastos

"Será que os "Meninos da Vila" Serão Eficientes nos resultados resgatando o futebol espetáculo que tanto agrada aos torcedores?
Será que seremos Capazes de resgatar uma militância aguerrida e feliz de outrora e continuar goleando a oposição?
É um baita desafio, político e esportivo!"

Elementar minha cara Avellina Gallego!

Deves ser tú, uma linda guappa com traços não menos lindos, entre os que se podem ser observados nas planícies paulistas.

Digo-lhe, que é MESMO e somente respeitando a burocratização PALESTRINA, que veio ao mundo não somente burocratizar, mas mostrar através de simples ordem, lei e fé, que conhece o homem e todos aqueles que o circundam, ser a vida não um jogo, mas uma importante decisão olímpica do futebol universal, e portanto, a mais bela forma de ganhar! Aquela beleza que ganha mesmo. Que não fica devendo nada a ninguém, somente a idolatria ao que é conquistado.

Se ao estudarmos os Meninos da Villa tivermos a certeza de que são só meninos, alavancaremos rumo ao ardúo e DURO trabalho de transformá-los em verdadeiros homens! Entretanto, se no entremeio, anciões vierem roubar-lhes o pirulito, hão de saber, que cedo ou tarde, hão também de cruzar, com quem lhes possa cobrar e exigir o estafante trabalho de industrializar pirulitos, não so praqueles meninos da vila, mas para toda a vila!

E em homenagem a sua honrosa mãe, sinto a imperial responsabilidade de dizer, que ganhamos estrutura para ser não só empolgados e vivos trabalhadores, mas muito mais conscientes, tutores!

Lembro-lhe então um empolgante verso construido sob tristeza em adverso ambiente e condição de vida:
"Na queda, ou na ascenção
Minha atitude vai além!
E tem disposição
Pro mal e pro bem!"
Do Mano Braum

Viva la Vida!
Viva la amistad!
Viva a labuta!
Viva Chê!
Viva FIDEL!

Marcos Maldonado

Caros companheiros,

Sou desde garoto torcedor do Glorioso Santos Futebol Clube.
Sou ainda fundador do PT aqui em São Paulo.

Sou de uma geração de militantes advindos da formação marxista, porém questionadora de dógmas, como a que considerava o futebol, assim como a religião ópio do Povo.

Assim ousados e questionadores, abrimos em pleno Morumbi, faixa exigindo Anistia Ampla Geral e irrestrita, desafiando os ditadores de plantão.
Nos estádios e nos jogos do Santos, encontrava com Suplicy ( então candidato a deputado estadual pelo MDB)

Descobrimos que fazer política exigia muito mais que razão, e assim construimos o PT, também com muita paixão!
Assistir aos jogos do Santos é uma satisfação,não apenas para seus torcedores mais apaixonados,mas para todos que gostam do futebol arte.
Domingo passado, estive no Pacambú e bem ao nosso lado, fora de campo estava Robinho, sim Robinho, alegre e encantado pelas jogadas de seus companheiros dentro de campo.
Se em algum momento no jogo com o Palmeiras, o pragmatismo venceu, a alegria das jogadas mágicas destes garotos continuam a alegrar em outras partidas e gramados.
Devemos sim, trabalhar e muito pela eleição da Dilma,mas melhor será realiza-la com paixão.
Paixão por transformar o Brasil e a vida de nosso povo...e que ele um dia se sinta a alegria, que nós os Santistas nestes dias sentimos em campo.