Falta de assunto ou campanha "velada" do eterno candidato dos Frias?
Sei lá, posso ser meio antiquada, mas me parece absolutamente fútil uma reportagem para divulgar que o candidato José Serra resolveu "inovar" na aparência, já que na essência continua o mesmo.
Veja a reportagemda Foha.com:
Serra inova no guarda-roupa e mostra preocupação com imagem
DANIELA LIMA
DE SÃO PAUL
Há cerca de um mês e meio, o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, decidiu ir às compras. Desembarcou nas lojas do bairro dos Jardins e voltou para casa com quatro calças novas, algumas camisas e a ideia de modernizar o visual.
Aos 70 anos, Serra é o mais velho dos candidatos a prefeito da capital. Seu principal adversário, o petista Fernando Haddad, tem 49 anos de idade e procura realçar a diferença ao se apresentar aos eleitores. "Um homem novo para um tempo novo", diz o slogan de sua campanha.
Para combater a ideia de que seria o representante da velha política na campanha deste ano, Serra introduziu em seus discursos a palavra "inovação", que, segundo ele, é a marca que deixou em todos os cargos que ocupou.
"Os genéricos foram, ao seu tempo, uma inovação no Ministério da Saúde", disse num evento recente de sua campanha, referindo-se ao período em que comandou o ministério, de 1998 a 2002.
Agora, Serra decidiu levar a inovação também para o guarda-roupas. O pré-candidato tem vestido peças diferentes das que usou na eleição presidencial de 2010.
Ele abandonou a combinação usual de calça caqui com camisa azul e tem aparecido em público vestindo jeans, camisa branca e sapatênis. Na última edição da Virada Cultural, evento que atrai público majoritariamente jovem, completou o visual com uma jaqueta preta de zíper.
Assessores do tucano negam que sua equipe de marketing tenha contribuído para que isso ocorresse e dizem que qualquer tentativa de mudar radicalmente a imagem do candidato seria vista pelos eleitores como falsa.
Mas o próprio Serra tem demonstrado preocupação com o rejuvenescimento de sua imagem. Na semana em que foram ao ar os primeiros comerciais do PSDB em que ele apareceu neste ano, o candidato disse ter ficado satisfeito com o resultado. "Minha tia me telefonou e disse que eu estou uma criança no vídeo", contou num evento.
Há poucos dias, ele decidiu trocar os óculos por um modelo mais moderno. Os amigos procuram ajudar também. O ex-secretário de Cultura Andrea Matarazzo deu camisas novas de presente.
O governador Geraldo Alckmin deu apoio moral. Há uma semana, em evento da juventude do PSDB, ele disse que o mundo mudou: "Antes, a pessoa com 70 anos era idosa. Hoje, é um brotinho".
Ilustração Fabio Abreu/Folhapress | ||
Entretanto, ao ver a "relevante" informação política sobre o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, lembrei-me de uma reportagem do Folha de São Paulo, dos anos 80 sobre os eleitores de Paulo Maluf
O artigo descrevia o "ethos" do ser Malufista, suas preferências na moda, seus modos refinados, suas rotinas de trabalho e até suas preferências sexuais ( já que eram um grupo endogâmico).
Com ajuda do amigo @pagina2, que localizou a reportagem da Folha Ilustrada de 15 se setembro de 1984, pude concluir que:
A Reluzente juventude Malufista de 1984 é o eleitorado de José Serra em 2012.
Vejam a reportagem de 1984:
Desnecessário dizer que os articulistas ( das duas matéria) são de épocas diferentes. Tem formações diferentes e, obviamente, intenções diferentes. A FSP também não é mais a mesma FSP de 1984, ou ao menos já não consegue mais enganar a tantos. Ma uma coisa salta aos olhos do leitor mais atento:
A Reluzente Juventude Malufista de 1984 são os eleitores de José Serra hoje e o José Serra é hoje o Maluf repaginado com a ajuda da Folha de São Paulo.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário